sexta-feira, setembro 05, 2008

Vítor de Sousa - O Prazer de Pecar

Vítor de Sousa fala de poesia através da alma, conseguindo exprimir, de forma emotiva e clara, aquilo que o poeta consegue transpor para o papel, aquilo que tem em seu interior.
Raros são os actores que ao longo da sua carreira se dedicam tão empenhadamente na divulgação dos nossos poetas. Desde 1987 que Vítor de Sousa, com bastante regularidade – com o apoio das editoras discográficas -, luta constantemente pela presença das palavras dos Poetas, nas escolas, bibliotecas e espaços públicos, espalhados pelo país, através de registos discográficos.
Apesar da sua presença assídua em Teatro e Televisão, Vítor de Sousa não descurou nunca a sua «missão» de dizedor de poesia, fazendo-o sem alardes publicitários ou concessões comercialistas, mas com uma força que o tornaram há muito um dos mais prestigiados divulgadores da Poesia Portuguesa.
O seu primeiro disco de poesia «Recados», data de 1987. Há cerca de 14 com a editora Ovação, edita, em 1994, «Não Tenho Tempo», seguindo-se, no ano seguinte, «No Palco da Poesia». Com Paco Bandeira colabora no álbum «Passageiro de Canções, com excertos de poemas de Fernando Pessoa. Depois de uma segunda edição de «No Palco da Poesia (2000), grava, em 2002, «Eu Quero Amar... (25 Poemas de Amor)», com as participações de Fernanda Serrano e Sofia Aparício. Seguem-se «Poemas A Cupido» (2004), de António Eco com Catarina Avelar e o guitarrista Silvestre Fonseca; «António Aleixo – Esta Poesia Que Vos Deixo» (2004), «Xicuembo = Feitiçaria», de 30 poetas africanos.
Agora a invenção da liberdade que todo o acto poético é, evoca neste seu novo CD os 7 Pecados ou Vícios Capitais. Foram criados no início do Cristianismo pelo monge grego Evágrio do Ponto, para definir as principais inclinações negativas do ser humano, sendo bastante curioso que na lista de Evágrio, o pecado mais grave fosse a gula.
Este novo álbum de Vítor de Sousa teve a participação, na escolha dos poemas de: Helena Sacadura Cabral (Gula); Maria Teresa Horta (Luxúria); João Aguiar (Avareza); Simone de Oliveira (Ira); Alice Vieira (Soberba); Guilherme de Melo (Vaidade); Fernando DaCosta (Preguiça). Nele pode-se escutar poesia de Mário de Sá Carneiro; Miguel Torga; Natália Correia; Bocage; Soror Madalena da Glória; João de Deus; Fernando Pessoa; Alexandre O'Neill, Ary dos Santos ou David Mourão Ferreira, entre outros.

Sem comentários: