sexta-feira, setembro 05, 2008

Encontro de Violas

Chico Lobo e Pedro Mestre encontraram-se pela primeira vez no final da Primavera de 2006. A empatia que imediatamente se gerou entre ambos e se transformou em forte amizade alastrou-se às violas, entre as quais se estabeleceu uma relação de grande intimidade. A identificação entre a “caipira” de Chico Lobo e a “campaniça” de Pedro Mestre foi tão perfeita e humana que se assemelhou mais a uma ligação entre duas pessoas que há muito se conhecem do que a um simples encontro de dois instrumentos musicais. O diálogo que as violas estabelecem sempre que estão juntas, quer seja em palco, nos ensaios ou numa reunião ocasional, convence-nos que no bojo de cada uma delas vive uma alma escondida, que se liberta com o dedilhar dos seus mestres. Não há dúvida de que Chico Lobo tem razão ao dizer que a sua viola caipira é filha da viola campaniça de Pedro Mestre – uma ligação assim tem de ser umbilical.
Este CD é o resultado desta intensa relação entre duas culturas populares cimentadas na amizade dos dois músicos. Foi idealizado em Sete, a aldeia vasta planície do concelho de Castro Verde onde vive Pedre Mestre e que acolheu Chico Lobo no seu quotidiano de trabalho, celebração, preocupações e festa. Lado a lado com os homens e mulheres que cultivam a terra e escavam as minas, com as crianças que estudam e brincam, com os velhos que contam histórias antigas, os dois músicos trabalharam no seu disco.
“Encontro de Violas” é o registo inédito de (re)encontro entre esta cultura e a dos caboclos mineiros, ilustrado através do “choro” das violas populares do Brasil e de Portugal. O CD mostra como é possível os homens entenderem-se e de que modo a Cultura serve para o desenvolvimento dos povos. Basta que haja vontade e dos instrumentos brotará, não apenas beleza e talento, mas também conhecimento e paz. “Encontro de Violas” não é a soma da viola caipira de Chico Lobo com a viola campaniça de Pedro Mestre, é a união entre dois povos.

João Matias
Jornalista

Sem comentários: