sexta-feira, setembro 05, 2008

Jorge Ferreira - O Melhor de...

Açoreano, nascido no concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Jorge Ferreira desde muito novo demonstrou interesse pela música e inscreveu-se na Filarmónica local, ainda no tempo da instrução primária. Já tocava alegremente o trompete e harmónica, quando emigra para a América. De início a sua vida conhece algumas dificuldades, mas mais tarde integra um grupo musical e em breve o seu nome circula por toda a parte. Eram os tempos dos serões dançantes nos clubes, salões de igrejas e arraiais e aos poucos a sua voz ganhava tempo e espaço no outro lado do Atlântico. Uma editora discográfica portuguesa de Fall River – HENDA RECORDS contrata-o para fazer três gravações em português. E assim nascia uma nova estrela.
Hoje o nome Jorge Ferreira é reconhecido como um dos mais queridos artistas portugueses da actualidade e aquele que mais saudades deixa por onde quer que passa.
A actividade de Jorge Ferreira não se restringe aos espectáculos. O tempo que lhe resta dedica-o ao seu estúdio de gravação equipado com a electrónica mais sofisticada do momento que lhe permite fazer as suas próprias gravações bem como as de outros artistas locais e de outros países. No seu brilhante reportório conta hoje com cerca de 40 discos gravados, destacando-se 24 premiados de disco de ouro, 14 platina, cerca de 600 canções da sua autoria e gravadas por si, assim como também dezenas de canções que fez para nomes como, Jose Ribeiro, Luis Manuel, Luis Filipe Reis, Tony Carreira, entre muitos outros. Já foi nomeado o homem do ano da cidade de Fall River, galardoado em Atlantic City como embaixador da música portuguesa, estimando-se em centenas de artistas e grupos musicais de língua portuguesa que cantam e gravam as suas canções.
«O Melhor de Jorge Ferreira», editado originalmente em 1993, é agora reeditado pela Ovação, trazendo de volta grandes êxitos comerciais, em Portugal e noutros países, como: «Deixei Meu Coração em Portugal»; «Cara Linda»; «Olha o Ladrão»; «Um Beijinho às Escondidas»; «Olhos Verdes»; entre tantas outras.
Um disco obrigatório, essencial no panorama da música popular portuguesa.

Sem comentários: