quarta-feira, outubro 29, 2008

BNB - «Bossa Mamma Mia!»

Imagine-se o exotismo e o colorido da «bossa nova» com o que de melhor se fez, desde sempre, na música «pop»...A música dos Abba.
O resultado é um disco inovador, brilhante mesmo.
A «bossa nova» nasceu nos anos 50, criada por jovens de classe média alta do Rio de Janeiro. Tom Jobin e João Giberto foram sem dúvida os nomes que mais se destacaram nesta inovadora, para a época, vertente musical. A sua paternidade vinha do samba e do jazz. No início foi descrita como elitista, feita pela classe média e para a classe média. Mas a verdade é que a «bossa nova» foi o género musical que tornou o Brasil como uma das maiores potências musicais do planeta.
A música de Abba não tem comparação na música dita popular. Formados em 1972, Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid “Frida” Lyngstand, ultrapassaram as fronteiras da Escandinávia ao venceram o Festival da Eurovisão em 1974 com Waterloo, lançando-se então numa carreira de popularidade global como não se via desde os tempos dos Beatles. As suas canções tornaram-se rapidamente enormes sucessos universais. Para a memória colectiva ficam canções, entre dezenas, como «The Winner Takes It All»; «Dancing Queen»; «Super Trouper»; «I Have A Dream»; «Take A Chance On Me»; «Gimme, Gimme, Gimme»; Knowing Me, Knowing Me»; «Fernando» ou «Mamma Mia». O facto é que, 25 anos depois do fim da aventura, a música dos Abba continua tão popular como o foi em tempo de vida do grupo.
A Ovação edita agora «Bossa, Mamma Mia», pelos BNB. Um disco em que a musicalidade dos Abba é transportada, de forma absolutamente perfeita, para a «bossa nova». Para além de um disco de grande elegância técnica e originalidade, «Bossa, Mamma Mia» revela-se uma outra forma de se escutar canções imortais em tons mais tropicais.
«Bossa, Mamma Mia» é um disco fundamental pela sua criteriosa abordagem à música dos Abba.

Sem comentários: