terça-feira, dezembro 23, 2008

Vários - «Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z»

O fado tem história. Uma história que nos é c(a)ontada de diferente formas por várias gerações. A Ovação conta a sua.
O fado é, sem dúvida alguma, um dos mais tradicionais cartões de visita do nosso país. Apesar das suas origens permanecerem obscuras, o fado é tipicamente uma canção portuguesa, embora seja indiscutível a sua raiz urbana. Ainda hoje nos bairros históricos de Lisboa; Alfama, Mouraria, Castelo ou Bairro Alto, se continua a calar todas as noites os ruídos das conversas, perante a tão célebre frase: «Silêncio, que se vai cantar o fado».
A Ovação, uma das mais prestigiadas editoras nacionais, detentora de um dos mais valiosos e históricos espólios de fado, tem vindo ao longo dos anos a priveligiar esta vertente musical no seu extenso catálogo. Prestigiando esta sua politica editorial, a Ovação acaba de editar «Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» uma caixa de 10 CD's, complementada por um DVD.
«Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» é uma magnifica exposição do tributo ao Fado e aos seus cultores, divulgando o Fado, de Lisboa e de Coimbra, num percurso que abarca várias gerações e estilos. Ao longo do percurso destes 10 CD's somos convidados a conhecer os diferentes ambientes em que o fado é protagonista. A desgarrada, as guitarradas e o canto.
Nela evocam-se nomes do passado como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Fernando Maurício, Vicente da Câmara ou Celeste Rodrigues. A nova geração, aquela que voltou a dar ao fado a dignidade que se ia perdendo, também está representada por nomes como Paulo Bragança, Encores Fado, Margarida Guerreiro ou Catia Montemor.
E com se trata de uma extensa e criteriosa compilação: de Ada de Castro a Zélia Lopes, «Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» não poderia esquecer os instrumentistas, alguns daqueles que elevaram a guitarra portuguesa a um dos mais carismáticos e belos instrumentos musicais no panorama musical mundial, como por exemplo: António Bessa, António Chaínho, Fontes Rocha, Jaime Santos, Pedro Caldeira Cabral ou Custódio Castelo.
O Fado de Coimbra marca a sua presença nas prestigiadas e imortais vozes de José Afonso, Luiz Goes, Sutil Roque, Fernando Rolim ou o Grupo de Fados de Coimbra.
O DVD, como já aqui referido, é um perfeiro complemento a «esta história de fado». É um filme que não pretende formular teorias nem apontar caminhos luminosos, tratando-se apenas de uma viagem através das ruas de Lisboa e dos meandros do fado. Com depoimentos e participações de grandes nomes ligados ao fado – Camané; João Ferreira Rosa; Ana Sofia Varela; Carlos do Carmo; Helder Moutinho; João Braga, Maestro António Vitorino de Almeida ou Maria Ana Bobone, entre tantos outros – este DVD incluí ainda vários video clips de grandes fadistas como Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo, Lucilia do Carmo, e um excerto de Filme de Amália, sendo narrado por Filipe Férrer.
Mais de que uma antologia de fado, «Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» é a perfeita homenagem aos cantadores e cantadeiras que fizeram do fado aquilo que ele é: A canção portuguesa por excelência.

Sem comentários: